Um nômade encontra raízes enquanto suspenso entre uma montanha e o mar

Pin
Send

crédito: Jen B. Peters para Hunker

Quando cheguei a Ubud, não fiquei impressionado. Eu havia reservado um albergue barato na parte norte da cidade antes da minha viagem, e peguei um táxi para me levar de Canggu, uma vila na costa sul. Era uma manhã quente e úmida em outubro passado e, quando entramos no planalto central, as constantes curvas da estrada me sacudiam dentro e fora do sono.

Quando abri e fechei os olhos, ainda com o jetlag do voo, lembro-me de me sentir sobrecarregada pelas novas visões, cheiros e visões. Eu disse a mim mesmo: "No dia em que consigo viajar sozinho por essas estradas, sem a ajuda de um mapa, posso dizer que moro em Bali, estou em casa". Durante o primeiro passeio, não sabia que me sentir em casa em Bali significa muito mais do que conhecer uma rota de cor.

Eu também não sabia quanto tempo ficaria. Eu não tinha feito nenhum plano, além do albergue, e fazia mais de um ano que eu morava em um lugar por muito tempo. Antes disso, eu trabalhava em iates que navegavam pelos mares e compartilhava meu espaço pessoal com uma cabine de tripulação e meu namorado. Antes disso, mudei-me para todo o lado em terra: fiz casas temporárias em Londres, Xangai e Milão. Passei dias em trens, entrei em albergues e bati com amigos. Certa vez, montei uma barraca na Tasmânia por duas semanas - esse era o meu favorito. Mas, depois de quatro anos de viagens quase constantes, eu estava comprometido em encontrar um lar real.

No entanto, quando cheguei a Ubud, tudo o que vi pelas janelas do táxi foi tráfego, turistas e caos. Eu não conhecia a língua ou a cultura, o que não era um sentimento novo, mas era diferente aqui. Eu sabia que Bali, uma província da Indonésia, é dividida em regências. Essas regências são divididas em distritos, que são então separados em aldeias. Existem mais de 700 aldeias em Bali. E a idéia de "casa" é igualmente elaborada.

Pouco tempo depois de eu me mudar para outra casa de família temporária, e desempacotar meu "kit" de confortos - incluindo um cobertor roxo, fronha combinando, cinco cartões postais, incenso e alto-falantes - eu aprendi sobre a idéia balinesa de casa. As estruturas arquitetônicas são construídas sobre o conceito de Tri Angga, uma hierarquia de três camadas que começa com o alto e o sagrado utama, então o espaço diário de madya, e então o mais baixo e impuro nista. Cada nível corresponde à paisagem. Primeiro, há o Monte Agung, o pico mais alto reverenciado do país, depois as planícies e o mar.

Em uma casa tradicional balinesa, a porta de entrada fica voltada para o sul, em direção ao oceano, e é protegida por um santuário para receber bons espíritos e afastar os maus. A cozinha e o banheiro estão posicionados nas proximidades, como as seções impuras do complexo da família. Então, mais alto e voltado para o norte, há o templo da família e a casa dos membros mais antigos, geralmente os avós.

Eu aprendi sobre isso quando tudo ainda era novo e chocante. Um amigo que eu conheci em Londres estava me visitando por alguns dias e, enquanto vagávamos, caminhamos por uma porta de um beco. Foi aí que fomos recebidos com a estátua de Ganesha, uma divindade com cabeça de elefante amplamente adorada como o "removedor de obstáculos" e o "senhor do começo". Havíamos entrado em uma casa de hóspedes administrada por duas irmãs, Wayan e Nyoman. E de repente, senti como se tivesse um motivo para estar aqui.

A família de Wayan estava construindo uma casa nova dentro do complexo, e não demorou muito para eu pedir para morar em um bangalô próximo ao dela. À tarde, vimos os escultores de pedra trabalhar meticulosamente na casa de Wayan. À noite, nos sentávamos na varanda e conversávamos, e ela me ensinava o que uma casa precisa - como ela se encaixa em uma narrativa que se estende muito além de suas paredes.

Uma casa precisa ter histórias, disse ela, uma conexão com sua família. Precisa estar ligado aos deuses, ao sol e à lua, aos bons espíritos. Só então a casa será protegida. Quando a casa dela terminou, ela disse que colocaríamos gotas de sangue de galinha nas paredes, porque a casa "estaria viva". E durante o ano, afastávamos os maus espíritos com fogo, cânticos, água benta, tambores altos e arak, um licor local. Wayan me ensinou todas essas tradições e ela fez com que eu sentisse que eu fazia parte delas. Desde que nos conhecemos, participei de cerimônias, aniversários balineses, aniversários de templos familiares e outros importantes dias sagrados.

Sou uma pessoa de fora que está trabalhando lentamente para entrar. Sinto arrepios quando Wayan me conta histórias sobre os espíritos e os deuses. E sinto alegria e nostalgia quando Nyoman me conta histórias de cerimônias passadas, os trampolins de sua infância. Eu mantenho o mar nas minhas costas e o monte Agung na frente. Eu tenho um teto sobre minha cabeça. E cada vez mais, estou aprendendo a entender onde moro e as pessoas que me acolheram. É um lugar de mitos e história suspenso entre a montanha e o mar.

Faz pouco mais de seis meses desde que me mudei para Ubud. Agora tenho uma scooter e, quando dirijo, abraça a rota sinuosa de uma estrada fina que atravessa a vegetação exuberante. É uma estrada que eu viajo frequentemente, a estrada que eu peguei quando cheguei de táxi. E embora eu conheça a rota de cor, não é o que me faz sentir em casa.

Encontrei em casa porque encontrei significado. E essa é uma aventura que vale a pena levar.

Lilli Crovara é consultora de comunicação freelancer e criadora de conteúdo que gerencia comunidades de nômades digitais com uma abordagem consciente para viajar.